segunda-feira, 2 de julho de 2012

CONVITE


   Convidamos os interessados em participar do FESTIVAL DE FRUTOS DO MAR de Pontal do Paraná em Ipanema, para uma reunião dia 03 de julho (amanhã) às 15:00h na CASA DA CULTURA. Informamos que o Festival acontecerá dias 27, 28 e 29 de julho.
Contato:41 – 3975 3102/41 – 8882 0041
Secretaria de Desenvolvimento – Departamento de Turismo


quarta-feira, 6 de junho de 2012

Nova Portaria do Ministério da Saúde traz mais segurança para água tratada









Legislação exige análise de 99 parâmetros, que asseguram a qualidade da água para consumo humano


A qualidade da água tratada distribuída no Brasil deve atender 99 parâmetros microbiológicos, químicos e organolépticos (propriedades vinculadas aos sentidos: cheiro, sabor, cor, etc). A determinação está na Portaria 2914/11, do Ministério da Saúde, que entrou em vigor em dezembro de 2011, em substituição à 518/04, que exigia a avaliação de 80 parâmetros.

Desde o início deste ano, a Sanepar adotou, nas 630 localidades que opera, o padrão de potabilidade e os procedimentos para o controle da qualidade que passaram a ser exigidos.

A nova Portaria trouxe outras novidades, como o monitoramento do processo de filtração, em complementação aos indicadores microbiológicos; avaliação da bacia contribuinte ao manancial de abastecimento e exigências para quem utiliza água de fonte própria.

Agora, as empresas de saneamento precisam avaliar não só o ponto de captação, mas a bacia contribuinte ao manancial de abastecimento da água, sob a perspectiva dos riscos à saúde, por meio do Plano de Segurança da Água (PSA), “o que traz mais segurança para os consumidores”, diz o técnico químico Edvaldo Kulcheski, responsável pela Vigilância e Controle da Qualidade da Unidade de Serviço de Avaliação de Conformidades da Sanepar. Em 2009 e 2010, como presidente da Câmara Técnica de Controle de Qualidade da Aesbe (Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais), Edvaldo integrou o grupo de técnicos de todo o país que revisou a Portaria anterior.

Condomínios - Outra novidade da Portaria 2914/11 afeta diretamente os condomínios que utilizam água de fonte própria, como poços subterrâneos, que são obrigados a contratar um responsável técnico para operar o sistema particular de abastecimento.
O condomínio também deverá obter autorização da Secretária Municipal de Saúde e outorga, junto aos órgãos ambientais, para poder usar esta água. Cada condomínio também deve fazer as análises dos 99 parâmetros de qualidade da água previstos na Portaria e arcar com os custos das análises. A fiscalização cabe à Vigilância Sanitária dos municípios.

Transparência - A Portaria estabelece, também, que as empresas tenham mecanismos para receber reclamações e manter registros atualizados sobre a qualidade da água distribuída.

A Sanepar é a única empresa da América Latina que disponibiliza em tempo real os resultados analíticos. As informações podem ser encontradas no site www.sanepar.com.br. Assim que são digitados no sistema informatizado, os dados migram e compõem a média que é apresentada no site. Dos 99 parâmetros da Portaria, estão disponíveis os 11 mais solicitados pelos clientes, como cor, turbidez, cloro residual, ferro, alumínio, E. coli, coliformes totais, fluoreto, manganês e outros.





Mobilização





























Representado pelos alunos da Escola Municipal Luiz Antônio Amatuzzi de Pinho, e pelos Adolescentes do Programa PROJOVEM ADOLESCENTE o município de Pontal do Paraná participou na Cidade de Paranaguá do ato denominado Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data de mobilização (18 de maio) não foi escolhida aleatoriamente, e sim, para que ninguém esqueça que foi neste dia que a menina Araceli Cabrera Sanches, que na época contava com apenas oito anos de idade, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba no ano 1973. Foi a Norma Federal 9.970/00 que instituiu no país “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” Por este motivo nesta data às cidades do país promovem ações que venham conscientizar todos os brasileiros sobre este mal. Todas as crianças, e adolescentes de Pontal do Paraná estavam acompanhadas de uma equipe de profissionais, formada pelas seguintes pessoas: Edilene, Luciano, Iracema ,Gabriel, Rosemari, que contaram com todo o apoio do Senhor Secretário Municipal de Assistência Social e Relação do Trabalho Marcos Fioravante. “Todo e qualquer abuso, e/ou exploração seja contra qualquer pessoa, e de qualquer idade deve ser combatido. Porém este mal ganha uma dimensão ainda maior quando atinge uma criança. Não existe justificativa para um ato tão covarde. Por isso, além das normas legais que servem para punir, temos que buscar formas de orientar nossa população sobre um tema que nos fere profundamente como seres humanos do bem, porém, a discussão sempre se faz necessária para encontramos caminhos que nos levem a vencer este mal. ”  Disse o Secretário Municipal de Assistência Social e Relação do Trabalho Marcos Fioravante.

Ação de cidadania nos Programas “PROTEÇÃO JÁ e PROJOVEM ADOLESCENTE”



    Neste mês os adolescentes  dos Programas acompanhados pelos responsáveis e pela Coordenadora Edilene foram encaminhados à Agência do Trabalhador ,ao Instituto de Identificação e a Junta Militar para darem entrada em documentos como: Cadastro de Pessoas Físicas CPF, Alistamento Militar e Identidade e Carteira de Trabalho, sendo que neste caso, somente adolescentes com mais de quatorze anos tiveram a oportunidade de receber o documento, pois como dispõe o Estatuto da Criança e Adolescente -ECA-,no capítulo V do “Direito à Profissionalização e a Proteção no Trabalho”,no Artigo 60: é proibido qualquer trabalho a menor de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.
     Através destas ações os adolescentes e seus responsáveis terão maior  consciência dos seus deveres e direitos, pois  a Carteira de Trabalho e a Previdência Social lhe assegurarão direitos  previstos na “CLT” Consolidação das Leis Trabalhistas tais como:férias, seguro desemprego, décimo terceiro e também para que a gama de trabalhos informais que se apresenta atualmente diminua, já que nosso município esta  em pleno desenvolvimento socioeconômico. A Coordenadora Edilene agradece a toda Equipe da Agência do Trabalhador:Manoel,Renan,Willian, Cristhian e Vanessa pela atenção e orientação que prestaram aos adolescentes  contribuindo assim no exercício de uma cidadania ativa.