Cliente tem 15 dias para comparecer ao escritório da empresa e renovar
o cadastro
As 167 mil famílias beneficiadas pelo programa Tarifa Social precisam
atualizar o cadastro a cada 12 meses. A Sanepar, 30 dias antes de vencer a
última atualização, convoca por carta os beneficiários para que façam o
recadastramento. Após receber o aviso, o cliente tem prazo de 15 dias. “A
empresa avisa quando chegou a hora de renovar o cadastro. Não é preciso fazer
fila no escritório de atendimento ao público para se recadastrar. A atualização
cadastral é necessária porque a renda mensal, o número de moradores e o consumo
de água tratada podem sofrer alteração no período de um ano. O programa deve
beneficiar exclusivamente quem precisa”, explica Antonio Carlos Salles
Belinati, diretor comercial da empresa.
A renda mensal, o
consumo e o tamanho do imóvel são critérios para concessão do programa. O total
de pessoas que vive no imóvel influencia no valor a ser pago. A inclusão no
Tarifa Social pode ser feita em qualquer época, por isso a data de vencimento
do cadastro varia de cliente para cliente. Se o recadastramento não for feito
quando solicitado pela Sanepar, o benefício é suspenso e a conta volta ao valor
normal, sem o subsídio médio de 78%. “Este desconto é muito significativo para
as famílias de menor poder aquisitivo. Não queremos excluir ninguém, mas o
cadastro tem que estar em dia”, reforça Belinati.
Como funciona – O serviço de cadastro e de recadastramento é
oferecido todos os dias úteis nos escritórios de atendimento da Companhia. O
usuário recebe uma comunicação da Sanepar alertando sobre a necessidade de
recadastramento. Em 15 dias deve comparecer pessoalmente a um escritório,
levando a conta da Sanepar, documento que comprove o tamanho do imóvel,
documento de identidade, CPF e comprovante de renda dos moradores do imóvel.
Critérios –
Hoje, podem usufruir do benefício usuários que tenham renda de até ½ salário
mínimo por morador, residam em imóvel de até 70 m² e mantenham o consumo mensal
de água em 10 mil litros por mês. Famílias com mais de quatro pessoas podem
consumir acima desse volume, porém mantendo o proporcional per capita, de até
2,5 mil litros por pessoa. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 2,5 mil
litros mensais por pessoa é o volume necessário para atender as necessidades de
higiene e alimentação.
Em 2012, o benefício representou quase R$ 46 milhões de economia para
os clientes de menor renda. Só nos primeiros quatro meses deste ano, o subsídio
oferecido às famílias carentes totalizou R$ 17 milhões. Pelo programa, as
famílias com até quatro pessoas, pagam apenas R$ 9,30
pelos serviços de água tratada e coleta e tratamento do esgoto. Outro benefício da Tarifa Social é a redução do
preço das ligações de água e esgoto para R$ 20 reais cada, valor que pode ser
parcelado. O custo normal de uma ligação de água hoje é de R$ 62,20.
Para economizar água, a artesã Evelise lava roupa apenas uma vez por
semana
Com o valor economizado na conta de água, Terezinha
compra comida e ingredientes para os salgadinhos que vende
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