sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Curso de Trabalhador na Operação e Manutenção de Roçadeira Profissional

  • Dias: 10 e 11/11 (quarta e quinta-feira);
  • Horário: 08:00 h às 12:00 h e, 13:00 h às 17:00 h;
  • Local: Centro de Valorização Social “Proteção Já” / PETI em Praia de Leste;;
  • Inscrição: Agência do Trabalhador, no PETI em Praia de Leste e/ou CRAS de Canoas.
  • Dias: 12 e 11/13 (quInta e sexta-feira);
  • Horário: 08:00 h às 12:00 h e, 13:00 h às 17:00 h;
  • Local:colônia Pereira
  • Inscrição: Agência do Trabalhador, no PETI em Praia de Leste e/ou CRAS de Canoas ou seu Itamar.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

CENTRO DE VALORIZAÇÃO SOCIAL ” PROTEÇÃ JÁ” RECEBE AGENTES DE PROTEÇÃO


A sociedade está em constante desenvolvimento e mudanças devido as transformações sociais que ocorrem de forma desigual e assim acabam surgindo alguns problemas que interferem na vida de todos.
Uma delas é a indisciplina e o ato infracional, que transita indistintamente nos vários ambientes sociais. Neste contexto as educadoras Ester Albuquerque e Juliane Silva convidaram o Agente Chefe de Proteção da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Paranaguá e de Matinhos ao Srº Gerson Nunes e sua Equipe de Agentes: Simone, Noeli e Neuza para ministrar palestra no dia 15 e 22 de outubro referente a Direitos, Deveres e Ato Infracional de Adolescente.
Nunes abordou vários assuntos dentre eles citamos:
  • Criança e adolescente não comete crime, mas sim um ato infracional,
  • Atos infracionais e suas punições;
  • violência familiar,escolar, bulling, perigos nos sites de relacionamento na internet;
  • Álcool,drogas,tráfico,tratamentos e internamentos;
  • Estatuto da Criança e Adolescente;
Ele relata também “que a realidade da criança e do adolescente que não possui assistência necessários à sua saudável formação é preocupante. Na falta de apoio
no “seio” familiar acaba enveredando-se à marginalidade e caso não tenha condições adequadas de desenvolvimento, pode se tornar um grande criminoso. A responsabilidade ante ao problema é toda a sociedade”. Finalizando ele se colocou a disposição para ajudar os adolescentes quanto as dúvidas e possíveis encaminhamentos.
Os Agentes de Proteção ; a Coordenação e as Educadoras firmaram o propósito de continuarem este circuito de palestra e roda de conversa mensalmente; pois Nunes destacou a dedicação e empenho da Equipe do Centro de Valorização Social ,trabalho este também que vem demonstrar a sensibilidade e responsabilidade social que o Prefeito Municipal “Gimenes”,da Primeira Dama “Cida Gimenes” e do Secretária de Ação Social e Relações do Trabalho “Marcos Fioravanti” junto as crianças e adolescentes pontalenses.



sexta-feira, 22 de outubro de 2010

FESTA NO CMEI ESTRELA DO MAR

O CMEI Estrela do Mar, realizou no último dia 08/10/2010, a sua festa em comemoração ao dia das Crianças. A Diretora Vilma Miranda, agradece aos pais, professores e funcionários pelo sucesso da festa, em especial a Sra Iolanda, por sua colaboração, bem como a Kely e Dani da Secretaria de Educação que não mediram esforços para o sucesso do evento.









quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Educandos do Projeto Social “PROTEÇÃO JÁ” aprendem plantando










Um terreno vazio pode ser um grande empecilho, servir indevidamente como depósito de lixo ou como "área de concentração inadequada para crianças”. Mas com o apoio da presidente do PROVOPAR Sra Cida Gimenes, um  local ocioso  foi transformado em uma horta dentro do Centro de Valorização Social ”Proteção Já” ; onde o problema virou solução.

Sob as orientações da Secretária de Recursos Naturais,iniciativa das educadoras Esther e Juliane e a participação da criançada foi feito a limpeza do terreno,  a irrigação, adubaram a terra e iniciaram o plantio. "A horta virou o assunto da garotada, todos querem cuidar dela", contam as educadoras responsáveis.
De manhã e tarde, nos intervalos das oficinas, os educandos se dividem em pequenos grupos para irrigar as hortaliças, cultivar a alface, rúcula, almeirão, cenoura, mostarda, nabo, cebolinha, etc.
O Secretário de Recursos Naturais “Lico” esclarece que a colheita obedecerá ao período de maturação das hortaliças.
Após a colheita será realizada a higienização com auxílio da merendeira, sendo servida como parte da merenda reforçando a alimentação das crianças e proporcionando maior variedade nas opções.
Além de complementar a merenda , o Projeto Horta tem sido um verdadeiro laboratório ao ar livre . As crianças aprendem, na prática, temas como nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento de plantas, a vida dos insetos , medidas de áreas e preservação do meio ambiente,fazendo com que esta prática desperte o interesse também em outras áreas”,comenta a Coordenadora Edilene.
Para implantar o projeto precisamos:
  • Um terreno para desenvolver a horta.
  • Apoio dos educandos, dos professores e da comunidade.
  • Recursos como palanques, arames, adubos, sementes e ferramentas necessárias ao cultivo de hortaliças.
  • Parcerias .
  • Ajuda de instituições que tenham cursos de Agronomia ou Técnicas Agrícolas,como a EMATER e Secretaria de Recursos Naturais
    As vantagens de ter uma horta em sua escola
  • Fornece vitaminas e minerais importantes à saúde das crianças.
  • Diminui os gastos com alimentação
  • Permite a colaboração dos estudantes, enriquecendo o conhecimento deles.
  • Estimula o interesse das crianças pelos temas desenvolvidos com a horta.
     Alguns exemplos:
1.Hortaliças Folhas – alface, almeirão, couve, chicória, repolho, acelga;
2.Hortaliças Frutos – tomate, berinjela, pimentão, pepino, quiabo, abobrinha;
3.Hortaliças Flores - couve flor, brócolos, alcachofra;
4.Hortaliças Raízes – cenoura, beterraba, rabanete, nabo;
5.Hortaliças Condimentos – alho, cebolinha, salsa, coentro.
Opções de postagem

terça-feira, 19 de outubro de 2010

oficina do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná – PDITS –LP



Aconteceu dia 18 de outubro na Casa da Cultura em Ipanema, município de Pontal do Paraná, oficina do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná – PDITS –LP, nesta oficina foram apresentadas as estratégias, programas e ações que foram elaboradas tendo em vista a situação atual do turismo na região, conforme diagnostico e pelas diversas dimensões que influenciam direta e indiretamente no desenvolvimento da atividade turística. Seu processo de elaboração foi orientado pelo termo de referencia de elaboração do PDTIS e pelo Regulamento Operacional do Prodetur. Participaram da oficina o presidente da Fundação da Universidade Estadual de Ponta Grossa e a equipe técnica, representantes do Ministério do Turismo, Conselho do Litoral, Secretaria de Estado do Turismo, Associação dos Municípios do Litoral, SEBRAE, Adetur, Paraná Turismo, Eco paraná, UFPR - Litoral, Centro de Estudos do Mar, representantes dos municípios de Antonina, Morretes, Guaratuba, Paranaguá e Pontal do Paraná que foi o anfitrião, inclusive o Prefeito Gimenes participou da abertura deu as boas vindas aos participantes e desejou um bom dia de trabalho.Os participantes da oficina tiveram a oportunidade de experimentar as delicias do CAFÉ CAIÇARA do Guaraguaçu, produto turístico que vem chamando a atenção para aquela comunidade, que alem de contar com o maior rio do litoral, com a comunidade indígena Guarani M’Bya e o Sitio Arquelógico Sambaqui, patrimônio tombado, hoje conta com este grande atrativo que é gastronomia local feita a base de mandioca, banana e peixe. Conforme Francisca Kaminski Secretária Municipal de Desenvolvimento a comunidade Guaraguaçu hoje esta começando a colher os frutos de um trabalho que iniciou no final de 2006, diz Francisca “para trabalhar com turismo sustentável é preciso ter dedicação, paciência e ser perseverante, mas aos poucos os sonhos vão se tornando realidade”.






SECRETARIA DE OBRAS DE PONTAL DO PARANÁ - CONTINUA MUTIRÕES DE LIMPEZA




SECRETARIA DE OBRAS DE PONTAL DO PARANÁ - CONTINUA MUTIRÕES DE LIMPEZA






Mutirão de Limpeza da Secretaria de Obras de Pontal do Paraná, Não
para!!!





Continua o grande mutirão da limpeza da Secretaria de Obras, as equipes da secretaria durante toda esta semana estarão trabalhando nos balneários Primavera, Jacaranda, Praia de leste Santa Terezinha, Canoas e Guarapari, realizando trabalhos de terraplanagem com colocação de caliças, limpeza com retirada de entulhos, roçadas, pintura de meio fio, recuperação de vias públicas e troca de lâmpadas. Segundo o Secretário de obras Wolnei Costa estas ações serão continuas e realizadas durante todo o ano. 
Outra preocupação é conscientizar o proprietário de imóveis a procurar as Associações de Moradores, para verificar quais os dias em que a coleta de entulhos e realizada no seu balneário, evitando com isto que este lixo fique por vários dias exposto, prejudicando a passagem de pedestres e também a imagem do nosso Município. Você que é morador pode colaborar, ao verificar que mesmo após a passagem das equipes de limpeza, outros moradores não estejam colaborando, ou seja realizando podas irregulares e colocando estes resíduos em locais inadequados, não respeitando o cronograma estabelecido entre a sua associação e a Secretaria de obras, denuncie!!! ligue para o telefone 3972-7051 e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais irá tomar as devidas providências. Ajude a manter nossa Cidade Limpa e Linda.




TERRAPLANAGEM
RETIRADA DE ENTULHOS

COLOCAÇÃO DE CALIÇAS





sábado, 16 de outubro de 2010

ASSEMBLÉIA GERAL DA ASSOCIAÇÃO DE AMBULANTES DE PONTAL DO PARANÁ

No dia 01de Outubro de 2010, na casa da cultura em ipanema, aconteceu a Assembleia Geral da AVAPAR, apesar da chuva a Assembleia contou com a participação de mais de 400 Associados.
A reunião tratou de Assuntos relacionados a Fiscalização, Vigilância Sanitária e valor das licenças para o comércio Ambulante.
O presidente da Associação Beto Silva, agradeceu a presença da maioria dos associados e renovou o compromisso firmado de trabalhar sempre em conjunto com a Prefeitura Municipal buscando com isso o fortalecimento da classe. Segundo Beto Silva o processo de Inscrição começou em Julho com a renovação dos Ambulantes já cadastrados e também com as novas inscrições, depois a realização dos cursos em parceria com a Vigilância Sanitária do Município e agora a próxima etapa é o envio dos cadastros a prefeitura para que sejam emitida as licenças para a próxima temporada encerrando o processo com a vistoria e colocação do selo da Vigilância Sanitária como determina a lei para o comércio Ambulante.

A Procuradora do Município Dra. Virgínia Representando o prefeito Gimenes, falou sobre o empenho do atual Presidente da AVAPAR, juntamente com o Prefeito na busca da garantir o direito dos moradores em exercer a atividade de Ambulante, inclusive com a isenção para moradores com renda familiar até dois salários mínimos.Já a secretária de Desenvolvimento Francisca Kaminski disse que atendendo ao pedido do Presidente da AVAPAR ela está tentando viabilizar um tele-centro para Associação. O evento contou também com a presença do vereador Marcos Cambará, do diretor de Fiscalização Tinoco, do Assessor Murilo e também dos Empresários Fernando 277 e Alexandre. No final foram sorteados prêmios para os Ambulantes presentes.
Associação dos Ambulantes de Pontal do Paraná conta atualmente com 680 Associados, e está localizada na Travessa Solimões – s/n – em Ipanema – Telefone 3457-1261.