segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Projeto SESI Amiga



O projeto que procura reduzir o número de adolescentes meninas grávidas no município através do Protagonismo Juvenil e do método de Educação entre Pares, ganha corpo com a apresentação do projeto no ultimo dia 20 de setembro terça-feira, para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes , Conselho de Assistência Social, Conselho Tutelar e a Direção das Escolas Estaduais que é onde será aplicado o projeto. O Projeto foi apresentado pela Primeira Dama do Município, Cida Gimenes e o Diretor do Dpto. da Juventude Marcelo Elisio com a intervenção dos demais membros do Projeto, Edilene Spirandio (Coord. -Proteção Já), Lúcia Mara (Psicóloga do CRAS), Simone Rocha (Diretora do PROVOPAR).
A Próxima etapa do Projeto é trazer a equipe de meninas do Colégio SESI Amiga que aplicam palestra em Curitiba e região, com a intenção de criar o interesse em nossas meninas de Pontal à participar deste projeto e estarem também multiplicando o conhecimento com suas pares.
Desafios do Projeto e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
A gravidez na adolescência impacta diretamente nos indicadores dos ODM 4 – reduzir a mortalidade infantil e ODM 5 – melhorar a saúde da gestante já que jovens tendem a ter mais problemas na gestação, impactando na saúde dos recém-nascidos.
            A renda da família também fica comprometida pois geralmente é a família da jovem que acolhe o recém-nascido e que arca com as despesas impactando no ODM 1.
A gravidez na adolescência também impacta no índice de evasão escolar entre jovens, ODM 2, pois a menina abandona os estudos para cuidar de seu filho ou para trabalhar e sustentá-lo.
A autoestima da jovem mãe fica também bastante comprometida pois mudanças em seu corpo fazem com que ela se afaste do convívio social além de sentir-se discriminada no ambiente doméstico e escolar impedindo  a entrada desta adolescente no mercado de trabalho e consequentemente inviabilizando a igualdade dos sexos preconizado no ODM 3.
A prevenção da AIDS é um dos temas dos debates e este é o objetivo  ODM 6 que tem visto o fenômeno da feminilização da AIDS, isto é o aumento das infecções no grupo de mulheres.


 






Nenhum comentário:

Postar um comentário