quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

12 toneladas de lixo é o saldo do primeiro final de semana desta temporada


Este volume foi gerado apenas na beira-mar. Veranistas colaboram, depositando os resíduos nas caçambas

Apenas no primeiro final de semana desta temporada, as máquinas limpadoras de praias, as caçambas motorizadas (dumpers) e os coletores que trabalham a pé, recolheram 12 toneladas de lixo, gerado pelos veranistas na faixa de banho. “A população está colaborando. Os resíduos estão sendo colocados nas sacolas biodegradáveis e entregues nos equipamentos de coleta”, diz o gerente da Sanepar no Litoral, Carlos Roberto Pinto.

As 12 toneladas foram recolhidas nas praias de Guaratuba, de Matinhos (5 toneladas em cada) e Pontal do Paraná (2 toneladas). Entre os materiais mais frequentes estão garrafas de cerveja, cocos, latinhas e garrafas pet. Todo este volume foi gerado apenas à beira-mar, onde a Sanepar recolhe o lixo. Os resíduos domésticos contam com outro sistema de coleta.

O presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, elogia a atitude dos veranistas que participam da campanha que visa manter as praias do Paraná livre de lixo. “A beira da praia, como local de lazer, nos leva a consumir mais bebidas, refrigerantes e água. O consumo é até necessário. O importante é destinar adequadamente os vasilhames e os demais tipos de lixo”, diz ele.

Educação ambiental - Além de manter as atividades do saneamento básico no Litoral, fornecendo água tratada e coletando o esgoto sanitário, a Sanepar vai promover ações de educação ambiental. Estão sendo distribuídas 50 mil bituqueiras; 300 mil sacolas de lixo biodegradáveis e 200 mil exemplares do gibi que orienta os veranistas a zelar pela praia. A empresa também está fornecendo 1.200 tambores para lixo orgânico e reciclável, distribuídos na beira da praia. “Estamos criando as condições para que cada veranista também contribua para manter a areia limpa e preservar o meio ambiente”, diz Ghignone.

As atividades – Para executar as atividades previstas pela Sanepar foram contratados 125 trabalhadores entre coletores, motoristas, supervisores e pessoal administrativo. Toda a mão de obra é local, gerando emprego e renda para moradores do Litoral. Entre os empregos diretos e indiretos foram ofertadas 300 vagas.

Durante os treinamentos, os trabalhadores foram orientados a preservar as áreas de restinga, que são extremamente importantes para o ecossistema do Litoral.

A caçamba de cada uma das seis máquinas limpadoras tem capacidade para 750 kilos. Cada dumper, tem capacidade para até 2 mil kilos. Quando as caçambas estiverem cheias, os resíduos serão dispostos em locais estratégicos e depois recolhidos pelas equipes contratadas pelo Instituto de Águas do Paraná que farão o destino adequado. As máquinas limpadoras e os dumpers estão executando o trabalho desde a Barra do Saí, município de Guaratuba até a praia Pontal do Sul, no município de Pontal do Paraná.

Sugestões ou reclamações sobre o serviço de limpeza da areia da praia podem ser feitas pelos telefones 115 (da Sanepar) e 9255 – 6258 (Ecocity, empresa contratada pela Sanepar.)




Nenhum comentário:

Postar um comentário